Airbnb
- Jéssica
- 20 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Um dica dessas pra você economizar na sua viagem! <3

O que é o Airbnb?
O Airbnb nada mais é que um site no qual você consegue fazer sua hospedagem ou ganhar um dinheirinho extra com hospedagem (você também pode se tornar um anfitrião). Surgiu em 2008 e desde então vem crescido como uma forma alternativa de hospedagem. No Airbnb você pode tanto alugar apenas um quarto, e ter alguns serviços disponibilizados pelo anfitrião, como você consegue alugar um apartamento inteiro, ou uma casa, ... Enfim, depende bastante do que você está procurando.
Onde?
Bem, não tem muito o que dizer, já que o Airbnb está praticamente em todos os países. Logo, dá pra conhecer muitos lugares por aí.
Como eu faço pra me hospedar?
Vamos no passo a passo pra ficar mais fácil a vida.
Primeiro, você precisará fazer seu cadastro no site.
O site é esse aqui: https://www.airbnb.com.br/?logo=1
Entrando no site, no canto superior direito tem a opção "Cadastre-se", clique lá.
Você poderá fazer seu cadastro usando o Facebook, o Google ou um endereço de e-mail. Decidido isso o site pedirá pra você colocar algumas informações e criar uma senha. Além de outras informações, mas nada que fuja dessas informações necessárias de cadastro que aparecem na maioria dos sites.
Ah, não esqueça de ler os termos e ver se concorda com eles antes de se cadastrar, até pra você entender um pouco mais da política da plataforma.
Feito isso e entrando no seu perfil você já está pronto pra começar a usar a plataforma.
No canto superior esquerdo tem um quadro de busca que você pode inserir o local pra onde quer ir.
Vou fazer um simulado aqui pra você ter uma noção de como funciona. =D
Estou querendo ir para Bonito - MS (estou querendo mesmo, rs, mas não nesse momento) e quero achar um lugar bacana e acessível.

Então, na caixa de busca você coloca o destino que pretende ir.

E aí aparecerá todas as possibilidades de hospedagem daquele destino. Dessa forma você já consegue visualizar o valor e as estrelinhas que aquele local possui e o número de pessoas que avaliaram ou comentaram sobre o local.

Caixas por cores:
PRETA - aparece o nome e a foto do anfitrião.
VERMELHA - mostra quantos hóspedes aceita.
VERDE - mostra o que é disponibilizado.
MARROM - mostra o tipo de cama disponível (no caso, de casal).
AMARELA - mostra o tipo de banheiro disponível para aquele quarto.
Outras informações dessa foto:
Canto superior direito da foto tem dois botões "Compartilhar" e "Salvar". Clicando no salvar você deixará essa hospedagem guardada na sua "lista de desejos".
Canto inferior esquerdo da foto você conseguirá visualizar outras fotos do local.

VISÃO GERAL: aqui o anfitrião explica um pouco mais sobre o local.
COMENTÁRIOS: são os comentários e avaliações de quem já esteve no local. É sempre bom você dar uma olhada e ler o que as outras pessoas que já foram no local tem a dizer sobre.
O ANFITRIÃO: tem uma explicação breve sobre quem é a pessoa.
ENDEREÇO: nesse campo mostra a região onde está a hospedagem, o endereço só é passado quando você paga a hospedagem.
FALE COM O ANFITRIÃO: você consegue falar com o anfitrião antes, durante e depois da viagem. Então, está com alguma dúvida sobre algo da hospedagem? Entre em contato com o anfitrião e esclareça essa dúvida.
COMODIDADES: aqui você verá o que está disponível, ou não, naquela hospedagem.

REGRAS DA CASA: é super importante você ler e reler pra saber se as regras estão de acordo com aquilo que procura, ou não.
CANCELAMENTOS: aconteceu um imprevisto e não conseguirá mais fazer sua viagem? Você tem a opção de fazer o cancelamento da hospedagem. Mas antes de fazer a reserva atente-se para esse campo, pois é bom saber como é a política de cancelamento do anfitrião, que varia de acordo com cada um, para que você não passe por algum tipo de transtorno.
ACESSIBILIDADE: vale olhar sempre.

DISPONIBILIDADE: aqui o anfitrião estipula quantas noites mínimas a pessoa precisa ter pra conseguir ficar naquele lugar. Dependendo do local a estadia é menor ou maior.
COMENTÁRIOS: os comentários de outras pessoas que já estiveram no local e a nota que o local ganhou.
Coloquei uma data fictícia para você ver como ficaria a questão de valores:

COISAS PARA TER EM MENTE: o site coloca os lembretes importantes que você pode ter deixado passar quando estava empolgado(a) com a possibilidade de fechar o negócio e fazer sua viagem sonhada.
Check-in e check-out é estipulado pelo anfitrião. Lógico que nada te impede de entrar em contato com ele e saber, se por exemplo, você só pode deixar suas coisas lá e ir apreciar a cidade e depois voltar tranquilamente e se arrumar da melhor forma no espaço.
Na CAIXA AZUL aparece duas informações importantes, TAXA DE LIMPEZA e TAXA DE SERVIÇO, além dessas podem existir outras taxas que acabam aumentando um pouco o valor da estadia. A taxa de limpeza é cobrada devido a manutenção que o anfitrião irá realizar para que sua estadia seja mais confortável. A taxa de serviço é o valor revertido para o Airbnb.
Na SETA VERMELHA mostra o tipo de cancelamento que o anfitrião disponibiliza.

Decidiu que é isso mesmo que você quer? Pronto agora é só concordar e continuar. O site levará você para a parte do pagamento, e você verá a melhor opção pra fazer isso.
Após isso é só preparar a mala e ir para sua viagem!
Nesse meu simulado de três noites, com as taxas o valor ficou R$ 347,00. Pensando que o quarto comporta 2 hóspedes, se você viajar com mais uma pessoa e dividir o valor ambas pagariam R$ 173,50, que é um valor bem acessível. De qualquer forma deve ter outras hospedagem que saem mais em conta que isso, basta apenas dar uma boa procurada sempre.
Uma última informação: o Airbnb também incentiva você compartilhar a plataforma com seus amigos. Se você convidá-los e eles fizerem o cadastro, tanto você como eles ganham um valor de desconto para a próxima viagem (para o desconto ser efetivo a plataforma solicita que você tenha uma viagem com um valor estipulado por eles para que assim ganhe o desconto).
Minha experiência:
Usei o Airbnb apenas uma vez, quando fui pra Balneário Camboriú - SC (vai ter post depois falando sobre essa viagem). Segui esses passos que coloquei acima e antes de fazer minha reserva na casa de uma senhora, entrei em contato com ela porque pelo que tinha visto a casa dela era um pouco afastada dos lugares que queria ir.
Então, já aproveitei pra saber como era o acesso a esse local e como era a política de cancelamento dela (como era minha primeira vez usando o Airbnb quis me informar melhor sobre).
Tirei mais algumas dúvidas com ela sobre outros locais. No meio dessa conversa toda ela já tinha pré-aprovado minha estadia para segurar minha hospedagem (essa pré-aprovação do anfitrião só funciona por 24 horas, se você não decidir dentro disso ele abre a data que você tinha reservado com aquela pessoa). Enfim, depois de muita conversa consegui fechar minha estadia. E como ela estava com hóspede até às 12h apenas pedi pra deixar minha mala lá, o que ela concordou, sendo assim, tudo certo.
Cheguei lá e como o endereço estava confuso mandei mensagem pra ela (ela me passou seu telefone de contato para quando estivesse lá e precisasse falar com ela) e pedi o endereço novamente. Cheguei por volta das 07h (já havia a avisado antes desse horário de chegada) deixei minhas coisinhas lá e ainda peguei umas dicas com ela do que fazer, onde pegar ônibus e demais informações e fui conhecer a cidade. Ela me deu a chave do quarto, mostrou a casa e explicou algumas coisas.
Fiquei só uma noite, mas fui bem recebida. O quarto era simples, mas estava tudo em ordem e conforme a descrição no Airbnb.
Ps. Depois de ter passado o dia todo fora, e ter voltado no começo da noite, quando chegue ela havia pegado acerola do pé que tinha em seu quintal e separado pra eu comer(uma lindeza).
Na época escolhi o Airbnb porque fui em janeiro e a hospedagem em Balneário estava muito cara e não compensava pro meu bolso, rs. Mas não me arrependo, porque a experiência foi muito positiva. Enfim...
É isso! Até o próximo post. =D
תגובות